O ARREBATAMENTO DA IGREJA
1 Tessalonicenses 4.13-18.
INTRODUÇÃO
A certeza do arrebatamento da Igreja vem da promessadopróprioSenhor Jesus, o dono da Igreja. O dia em que Jesus arrebatar a Sua Igreja será o clímax daesperançados crentes fiéis. Contudo, muitos têm dúvidas comrelaçãoàsuasalvação e à vida eterna. Apresentando uma abordagem profunda sobre o arrebatamentodaIgreja,esta mensagem acentua o conceito literal da palavra arrebatamentoprocurando aclarar o entendimento acerca do assunto, bemcomoesclarecer outros tópicos pertinentes ao acontecimento: escolasdeinterpretação, suas fases, personagens e, por fim, os elementosdoarrebatamento. Quando a Bíblia fala da vinda do Senhor Jesus, oassunto aparece como um só evento. Mas no seu contextodoutrinário,ela tem duas etapas distintas. A primeira, invisível para omundo, éoarrebatamento da Igreja; a segunda, visível, fala da vindadeJesusemglória, especialmente para Israel (Ap 1.8; Zc 14.4).
I. ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO
II. Existem três escolas distintas de interpretação a respeitodoarrebatamento da Igreja. Elas abrem espaço para entendermoscomoequando ocorrerá esse grandioso evento. 1. Pós-tribulacionista. Essa escola interpreta que a IgrejaremidaporCristo passará pela Grande Tribulação. 2. Midi-tríbulacionista. Ensina que a Igreja entrará no períododaGrandeTribulação até a sua metade. Seus intérpretes se baseiamnumainterpretação isolada de Dn 9.27, cujo texto fala que depoisdoopressorfirmar um concerto com Israel por uma semana, “na metadedasemana,fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares”. 3. Pré-tribulacionista. Podemos começar entendendo essaescoladeinterpretação com as palavras de Paulo aos tessalonicenses, quandoescreveu: “Porque Deus não nos destinou para a ira, masparaaaquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo”, 1Ts5.9. Ensinaque o arrebatamento da Igreja ocorrerá antes que se inicieoperíododa
Grande Tribulação. É uma interpretação que honra as SagradasEscrituras e ajusta-se devidamente à esperança cristã davoltadoSenhor nos ares.
II. DUAS PALAVRAS GREGAS RELATIVAS AOARREBATAMENTOEncontramos várias palavras no grego do Novo Testamentorelativasaoarrebatamento que podem aclarar nosso entendimentoacercadoarrebatamento. Destacaremos duas palavras principais:
1. Parousia . Literalmente quer dizer “presença”, “chegadarápida”, “visita”. É a palavra mais freqüentemente usada nas Escriturasparadescrever o retorno de Cristo, pois ocorre 24 vezes. Seusentidoéabrangente porque não define apenas a volta de Cristoatéousobreasnuvens, mas em outras vezes se refere à Sua volta pessoal àTerra(1Co15.23; 1Ts 2.19; 1Ts 4.15; 5.23; 2Ts 2.1; Tg 5.7,8; 2 Pe 3.4). Portanto,osentido é geral e não específico. A ênfase maior é dadaàvindacorporale visível de Cristo. 2. Epiphanéia . Literalmente significa “manifestação”, “vir àluz”, “resplandecer” ou “brilhar”. O sentido é mais específico, porqueserefereespecialmente à vinda sobre as nuvens. É a volta pessoal deCristoàTerra que acontecerá com uma manifestação visível e gloriosa(2Ts2.8;1Tm 6.14; 2Tm 4.6-8). Parousia é abrangente e pode referir-setantoàvinda de Cristo para a Igreja como para o mundo. Entretanto, epiphanéia é um termo que especifica a voltadeCristoàTerra de modo mais direto, porque diz respeito à Sua manifestaçãopessoal ao mundo. 3. A diferença entre as duas etapas. Referente ao arrebatamento, Cristovirá até ou sobre as nuvens (1Ts 4.17). Será de modo invisível paraaTerra, porque virá para os Seus santos nos ares. Emrelaçãoàmanifestação pessoal de Cristo na Terra, Ele virá sobreasnuvens, demodo visível e com os seus santos (Cl 3.4). No primeiro evento, Cristo, pelo poder da Sua Palavra ecomvozdearcanjo, arrebatará, num abrir e fechar de olhos, a IgrejaremidapeloSeusangue (1Co 15.52). Esse arrebatamento acontecerá antesquevenhaoAnticristo e instale o seu domínio sobre a terra por seteanos. O segundo evento da volta de Cristo acontecerá no final dosseteanosda Grande Tribulação, quando Ele irá destruir o domíniodoAnticristoeinstalar seu reino de mil anos (Ap 19.11; 20.1-60)
III. PARTICIPANTES DO ARREBATAMENTODAIGREJA1. O próprio Senhor Jesus Cristo. Diz a Escritura: “PorqueomesmoSenhor… descerá do céu” (1Ts 4.16). O apóstolo Paulodáênfaseaosenhorio de Jesus conquistado no Calvário quando diz : “omesmoSenhor”. Os vivos em Cristo e os mortos salvos receberãoaordemdecomando do próprio Senhor Jesus Cristo. 2. O arcanjo. A tradução do texto diverge na forma, mas nãoanulaofato,conforme está escrito: “à voz do arcanjo” ou “comvoz dearcanjo”(1Ts4.16). O texto de Daniel indica que o arcanjo Miguel participarádoeventoda segunda vinda de Cristo (Dn 12.1), mui especialmentedaepiphanéia,quando Cristo, rodeado de exércitos celestiais, descerásobreaTerra,nomonte das Oliveiras (Zc 14.3,4; Ap 1.6,7). Porém, no eventodoarrebatamento da Igreja, a participação do arcanjo seráefetuadapelavoz de comando e chamamento, a qual será ouvida apenaspelosremidos. 3. Os mortos em Cristo. Naquele dia, os mortos e os vivosemCristoouvirão a voz de chamamento da trombeta do Senhor peloarcanjo,e“num abrir e fechar de olhos” (1Co 15.51,52), estarão napresençadoSenhor nos ares, com corpos glorificados. A palavra “mortos” dizrespeitoaos santos que ressuscitarão com corpos transformados emcorpoespiritual ( soma pneumatikon ), enquanto que, os corposdosímpiospermanecerão em suas sepulturas até o dia do Juízo Final (Ap20.12).Assim como Cristo ressuscitou corporalmente, também, oscrentessalvos ressuscitarão corporalmente (Lc 24.39; At 7.55,56). 4. Os vivos preparados. O mesmo poder transformador operadonoscorpos dos que morreram no Senhor atuará nos corpos doscrentesvivosnaquele dia. Aos tessalonicenses, Paulo declarou: “depoisnós, osqueficarmos vivos, seremos arrebatados” (1Ts 4.17); e aos coríntios, também,disse: “nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados”(1Co15.51). Quase que simultaneamente à ressurreição dos mortosemCristonaquele momento, os vivos em Cristo tambémouvirão avozdoarcanjo,e num tempo incontável, serão transformados e arrebatadosaoencontrodo Senhor nos ares. Os corpos mortais serão revestidos deimortalidade,porque nada terreno ou mortal poderá entrar na presençadeDeus.Seráo poder do espírito sobre a matéria, do incorruptível sobreocorruptível(1Co 15.53,54). O arrebatamento dos vivos implica livrá-losdoperíodoterrível da Grande Tribulação.
IV. ELEMENTOS ESPECIAIS DO ARREBATAMENTO
Alguns elementos especiais e misteriosos indicama naturezaeprocedimento do arrebatamento da Igreja na vinda do Senhor. 1. Surpresa. Esse elemento é rejeitado por alguns gruposqueentendemque não haverá dois eventos distintos: o arrebatamentodaIgrejaeavinda pessoal de Cristo. Ora, o que a Bíblia nos ensinaéque, aIgreja,constituída pelos mortos e vivos em Cristo, se encontraránasnuvenscom o Senhor. Se por alguns a idéia da surpresa é rejeitada, umagrandemaioria cristã prefere o que declara as Escrituras que destacamoelemento surpresa (Tt 2.13; Mt 24.35,36,42-44; 25.13). Esseelementoéfundamental porque a Igreja vive na esperança da vindadoSenhor.2. Invisibilidade (1Ts 4.17). Por que será umevento invisível eparaquem?Será invisível para o mundo material porque os arrebatadosserãoconstituídos somente dos transformados. A transformaçãoserátãorápida, que nenhum instrumento cronológico terá condiçãodeperceberou marcar o tempo. Quando o crente conquistar esse corpoimaterial,amatéria perderá totalmente sua força (1Co 15.43,44,49,51,53). 3. Imaterialidade (1Co 15.42,52,53). Na verdade, a transformaçãoqueocorrerá na vinda do Senhor será extraordinária e gloriosa, poisoqueématerial se revestirá do imaterial, o corruptível do incorruptível. Todasaslimitações da matéria em nossos corpos serão anuladas completamente,pois, literalmente, nossos corpos serão revestidos de espiritualidade.4. Velocidade (1Co 15.52). Para tentar explicar a velocidadedoevento,Paulo usou o termo grego átomos , que aparece no textosagradopelaexpressão “num momento”, cujo sentido literal é indivisível (quantoaotempo, aqui). A palavra átomos era usada para denotar “algoimpossívelde ser cortado ou dividido”. Também encontramos outras expressõesbíblicas para denotar velocidade, tais como “abrir e fechar deolhos”,ou“o piscar de olhos”. Mesmo em época avançada e de velocidadedacibernética e da tecnologia, nada poderá contar e detectar omomentodomilagre do arrebatamento da Igreja. CONCLUSÃO
Estudar e meditar sobre o arrebatamento da Igreja promovenosremidosa fé e a esperança na vinda do Senhor. Não nos preocupemosdemasiadamente com as várias teorias de interpretaçãosobreoarrebatamento (se ocorrerá antes, no meio ou depois daGrandeTribulação), permaneçamos, sim, atentos ao fato de queJesusvirá.Devemos estar preparados para encontrar como Senhor.
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